Image Hosted by ImageShack.us

12.6.08




Internet e Educação - Uma saída para o Caos?!?!





Concordo plenamente com Moran, quando ele afirma que a Internet é mais eficaz, quando está inserida em processos de ensino-aprendizagem e de comunicação que integram as dimensões pessoais, as comunitárias e as tecnológicas. Entretanto, há que se considerar pontos positivos e negativos:


Vantagens:

  1. Possibilidade de descobrir lugares inesperados, de encontrar materiais valiosos, endereços curiosos, programas úteis, pessoas divertidas, informações relevantes;

  2. A comunicação torna-se mais e mais sensorial, mais e mais multidimensional, mais e mais não-linear;

  3. O aluno aumenta as conexões lingüísticas, as geográficas e as interpessoais;

  4. A Internet ajuda a desenvolver a intuição, a flexibilidade mental, a adaptação a ritmos diferentes;

  5. A Internet, também desenvolve formas novas de comunicação, principalmente escrita. Escreve-se de forma mais aberta, hipertextual, conectada, multilingüística, aproximando texto e imagem;

  6. Confirma a riqueza de interações que surgem, os contatos virtuais, as amizades, as trocas constantes com outros colegas, tanto por parte de professores como dos alunos.
Pontos a serem superados!

  1. Confusão entre informação e conhecimento (Informações demais e conhecimento de menos na Internet!);

  2. Há facilidade de dispersão e a possibilidade de perda de tempo na rede é alta;

  3. Impaciência de muitos alunos por mudar de um endereço para outro, o que pode levar ao superficialismo na pesuisa;

  4. Conciliar os diferentes tempos dos alunos (cada um tem seu próprio tempo);

  5. A participação dos professores é desigual. Uns são acomodados, outros só reclamam (mas há muitos que buscam uma saída).
Concordo também, quando ele diz que ...

"Compreendo perfeitamente que a Internet é uma ferramenta fantástica para buscar caminhos novos, para abrir a escola para o mundo, para trazer inúmeras formas de contato com as pessoas. Mas essas possibilidades só se concretizam, se, na prática, elas estão atentas, preparadas, motivadas para querer saber, aprofundar, avançar na pesquisa, na compreensão do mundo. Quem está acomodado em uma atitude superficial diante das coisas pesquisará de forma superficial."

Nenhum comentário:

Postar um comentário