Image Hosted by ImageShack.us

26.5.09

“Navegar é preciso....inovar não é preciso”

É fato que muitos professores ficam apreensivos e às vezes até ignoram o uso das novas tecnologias em sala de aula. E há possíveis razões para isso: acomodação (o uso de apostilas, livro didático pode ser mais prático), falta de conhecimento do uso das tecnologias e/ou da nova maneira de avaliar as novas formas de aprendizagem que seu uso proporciona e pode se por ser também falta de apoio da escola para o uso de inovações em sala de aula.

Creio que aqui devam entrar em ação o professor da STE (Sala de TEcnologias) e os coordenadores, cujo papel principal deve ser o de articulador e facilitador do processo. O Coordenador deve atuar como parceiro do professor, no sentido de conhecer e analisar todos os recursos disponíveis, buscando a sua melhor utilização. Não basta usar a tecnologia ela tem que ser usada da melhor forma possível, afim de que se possa desenvolver nos alunos a competência crítica.

Assim, as tecnologias devem ser usadas não apenas como um enfeite para as aulas e sim como uma ferramenta que possibilite a mudança de paradigma, transformação que vise à aprendizagem e não acúmulo de informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário