O currículo representa a trajetória que os alunos percorrem ao longo de uma jornada, proposta por um ensino sistematizado. Refere-se tanto a conteúdos estudados, quanto aos procedimentos e atividades realizadas neste processo.
É necessário esclarecer que o currículo está longe de ser um instrumento imparcial, pois este pode ser utilizado tanto como articulador de mudanças no cotidiano escolar quanto como elemento repressor, perpetuando uma determinada prática pedagógica, pois:
“Os conteúdos, aquilo que se ensina, não são programados em função de quem aprende, mas sim, com a intenção nítida de promover o mecanismo da seleção, não levam em consideração a realidade cultural dos alunos vitimados pela pior das violências, que é a injustiça da desigualdade social. Desta forma, os conteúdos são programados de maneira a atender às atividades intelectuais, ao raciocínio abstrato, em compartimentos rigidamente hierarquizados, priorizando a inteligência racional em detrimento dos demais tipos de inteligências” (Silva, 1999).
As novas tecnologias (como computador, Internet e outras), se bem utilizadas e utilizadas com critérios claros, planejados, irão favorecer e proporcionar uma aprendizagem mais significativa, tornando este processo muito mais eficiente e eficaz.
19.8.09
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