Image Hosted by ImageShack.us

16.3.11

Atividade desenvolvida com os 7º anos do período matutino
Tema: A importância da escrita - carta;
Objetivos: Reconhecer a importância da escrita no dia-a-dia das pessoas; Identificar no filme a escrita como único meio dos migrantes entrarem em contato com os parentes e com o passado; Desenvolver a escrita a partir da análise do filme e da postagem do entendimento no blog.
Avaliação: Por meio da análise do material produzido, apresentado e postado no blog.
Professora regente: Michelli
Professor STE: Edson

 



Dora (Fernanda Montenegro) escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil, no Rio de janeiro.
Uma das clientes de Dora é Ana, que vem escrever uma carta com seu filho, Josué (Vinícius de Oliveira), um garoto de nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele. Termina por levar Josué para o interior do nordeste, à procura do pai.
À medida que vão entrando no país, estas duas personagens, tão diferentes, vão se aproximando... Começa então uma viagem fascinante ao coração do Brasil, à procura do pai desaparecido, e uma viagem profundamente emotiva ao coração de cada uma das personagens do filme.

Faça um breve comentário, enfatizando a importância da carta.

32 comentários:

  1. O filme tem início na Central do Brasil, estação de trem no Rio de Janeiro, por onde passam centenas de pessoas de diversos lugares do País. Pessoas que buscam uma vida melhor, deixando os familiares em sua terra natal.
    Em alguns aspectos retrata a realidade evidenciando as desigualdades sociais, a violência, o analfabetismo, a impunidade, a corrupção, o tráfico, o desemprego, a execução de menores, a desvalorização do professor.
    Nesse sentido, Dora, uma professora aposentada, sem ética e por não conseguir olhar e se relacionar com o outro, é uma pessoa solitária, aproveita-se da ingenuidade das pessoas que acreditam que ela escreve e envia as cartas, exerce um poder arbitrário quando relê as cartas e decide o destino das pessoas.
    As cartas expressam sentimentos e emoções, sinceridade, dureza, dor, desejos e esperança.
    Esperança tem Josué de conhecer o pai. Tudo fica mais complicado quando Josué perde, tragicamente, sua mãe num acidente de trânsito.
    Após rejeitarem-se, mutuamente, Dora e Josué criam um laço de amizade. Josué apesar da pouca idade, mostra à Dora a importância dos valores, despertando sua consciência, fazendo com que ela faça uma viagem para dentro de si mesma, enfim, tornando-a mais humana.
    Dora resolve ajudá-lo a encontrar seu pai e passam por diversas situações, até que encontram seus irmãos, que também esperam pelo pai que saiu e não mais voltou.

    Um dos aspectos importantes do filme se resume na fala do diretor Walter Salles “É um filme sobre a necessidade de vermos o outro e descobrimos o afeto, capaz de mudar a nossa relação com a vida."
    Além disso, o filme demonstra que apenas o conhecimento científico não é suficiente para dar valor, sentido à vida. E mais, as pessoas estão num constante movimento de aprender, de construir e desconstruir a sua personalidade, enfim de constitui-la.

    ResponderExcluir
  2. Karla e Gabriely 7°A
    Dora(Fernanda Montenegro)é uma escritora de cartas que escreve cartas para analfabetos.Certo dia uma mulher e seu filho foram até Dora para escrever uma carta à seu ex-marido.Quando eles estavam saindo sua mãe foi atropelada e morreu na hora.O menino chamado Josué ficou dias morando na rua.Até que Dora decidiu levar ele pra casa dela.
    Dora decidiu ajudar o Josué a encontra seu pai e escreveu uma carta para Josué depois que ela foi embora e deixou-o com seus irmãos mais velho.

    ResponderExcluir
  3. Mariá 7º A
    Central do Brasil
    O filme conta a história de Dora, uma mulher que escrevia cartas para analfabetos e disso ela sobrevivia. Certo dia Dora escreveu uma carta para uma mulher que tinha um filho chamado Josué e seu pai era um sem vergonha, segundo o que a mâe de Josué mandou escrever na carta. Entâo, pela sengunda vez a mãe de Josué foi até Dora escrever outra carta. Mas na volta para a casa a mãe de Josué sofre um acidente. Então Dora ajuda Josué a encontrar seu pai no Nordeste e ai a história começa a se desenvolver e falando de cartas e de amizade.

    ResponderExcluir
  4. O filme fala de uma personagem que ajuda
    uma crianças, Josué, de 9 anos.Dora e Josué queria
    emcontrar seu pai que eles ñ conhecião seus pais e Dora é Ana elas queriam ajuda-los a encontrar seus pais e josué depoois que ele
    perdeu sua mae eles ficou se abandonado. Porque sua mae foi atropela?


    WESLEY LUIZ E DANIELE ANTRADE 7°ANO A

    ResponderExcluir
  5. Central Brasil
    O filme fala de uma criança chamada Josué e que sua mãe dona de casa procurou dora uma escriba que escrevia cartas para pessoas analfabetas. Mas Dora não colocava as cartas no correio e a mãe de Josué procurava jesus o pai de josué que morava no nordeste uma cidade muito pequena. Josué perde sua mãe em um acidente de transito. mas josué cria um laço de amizade com dora depois da morte de sua mãe, diversos acontecimentos.acontecem com os dois. mas eles sabem que os o... natasha

    ResponderExcluir
  6. Laís honório silva 7º ano A matutino


    Lais-
    Eu assiti o filme e vi o quanto a carta é importante
    A carta é algo que ja vem de muito tempo e com ela podemos nos comonicar com pessoas destantes de nos
    No filme conta o quanto a carta é emportante
    E fala sobre a mae de um menino que moreu então amulher vendedoura das cartas ajuda o menino a reecontrar com o seu pai e ele comsegue chegar atraves da carta.

    ResponderExcluir
  7. Maiara 7º A
    Eu gostei do filme mais quria que a mulher fica -se com o menino por que ela sofreu muito por causa dele mas ele deve ficar muito feliz perto dos irmãos dele.

    ResponderExcluir
  8. Alexsander reis Monalisa Thainara
    serie: 7ºano A
    Central do Brasil
    O filme demonstra, a vida real no passado e atualmente na nossa vida.Dora é uma escritora que escreve cartas para as pessoas que não tem comunicação com familiares destantes, e ao escrever uma carta de uma mãe que desabafa com a carta e fala do filho que queria conhecer o pai, mas tudo da errado com a morte da mãe de Josué, mas Dora resolve viajar com o menino para conhecer o pai mas não encontra, mas acha o irmão dele e Dora o deicha la ,,, mas aprende como a vida é boa.

    ResponderExcluir
  9. Cristhopher e Gabrielly 7ºA

    O filme tem início de uma história sobre uma mulher que escrevia cartas para pessoas que não sabiam escrever e que queriam comunicar-se com os seus familiares,pois não tinhan dinheiro o suficiente para irem até lá conversarem pessoalmente, por isso mandavam cartas.Mas eles não sabiam que a mulher não enviava as cartas.Um certo dia uma mulher foi lhe pedir a carta de volta mas ela não tinham enviado por isso ela rasgou a carta de outra pessoa.E a mãe de Josué queria escrever outra carta e então esveu outra e mandou uma foto.Quando a mãe dele estava indo embora, Josué deixou seu pião cair e um ônibus estava vindo rapido e atropelou sua mãe.E então Josué ficou esperando sua mãe na central.E a mulher que escrevia cartas falou que sua mãe não ia voltar.
    E então ela levou ele para casa dela e o vendeu para um amigo dela.e depois pegou o menino de volta.E foram atrás do pai de Josué.Mas ficaram sabendo que o pai de Josué tinha ido ao Rio de Janeiro proucurar josué.
    A mulher deixou Josué com os irmãos dele e foi embora.

    ResponderExcluir
  10. Mauricio e CLAUDIA. 7º ano A
    O filme tem inicio na central do brasil perto de uma ferrovia de trem la avia uma senhora que escrevia cartas para os anaufabetos e cobrava de um a dois reais .um certo dia uma mulher e seu filho foram ate aquela senhora lhe para que ela escrevesse uma carta para seu marido pai de JOSOÉ quando eles terminaram e mãe estaria indo para casa mas seu filho JOSOÉ tinha um pião e deixou cair na rua ele voltou para pegar o seu piao enquanto sua mãe o esperava, mais um onibus que vinha em alta velocidade o pegou JOSOÉ muito desesperado não sabendo o que fazer com a morte de sua mãe passou varios dias na central sen ter o que comer e beber, mas aquela pobre senhora o ajudou levando-o para sua casa , mas como não sabendo o que fazer com o garoto ,o vedeu o garoto para adoção.

    ResponderExcluir
  11. Olá, pessoal!
    Iniciativa ótima para incentivar a produção textual!!
    Parabéns, professores e alunos!

    ResponderExcluir
  12. Olá caríssimos alunos, professores regentes e professor da STE - Edson.

    É maravilhoso vermos a dedicação de vocês na construção de trabalhos assim. Essas ações de reflexão demonstram que estão conciliando as tecnologias com o que há de melhor no ser humano que é o prazer de aprendermos juntos e socializar!

    Parabéns à todos vocês, continuem com essa perspectiva de inovar e não ter medo de "multiplicar".

    Sucessos!

    Abs de Santandel - Professora Multiplicadora do NTE - Núcleo de Tecnologia Educacional - Três Lagoas

    ResponderExcluir
  13. Dora (Fernanda Montenegro) escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil, no Rio de janeiro.
    Josué (Vinícius de Oliveira), um garoto de nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele. Termina por levar Josué para o interior do nordeste, à procura do pai.

    ResponderExcluir
  14. O filme fala sobre uma mulher e seu filho que queria mandar cartas para seu marido que mora no nordeste,mas a mãe do menino morreu, e ele conhece uma escriba que ajuda-o a quase realizar o seu sonho de morar com seu pai, mas ele não estava lá, então ele ficou com seus irmãos e passou a conhecê-los.

    ResponderExcluir
  15. Glauber Lucena e Renan Araujo 7º"B'

    O filme retrata a vida de Dora e Josué. Ela, uma professora aposentada que ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos, na maior estação de trens do Rio de Janeiro,
    As principais personagens são a aposentada Dora e o menino Josué.

    Dora conhece Josué, que após a perda da mãe fica perdido e entregue às várias formas de violência urbana, típicas de uma cidade grande num país subdesenvolvido. Após um grave acidente, onde Josué quase foi vitima de uma tentativa de tráfico para o exterior,

    No relacionamento professor-aluno, também observa-se esse processo de ensino aprendizagem, pois muitas vezes o professor pode aprender e não somente ensinar o aluno.

    Aprendemos sempre. Mesmo quando não estamos numa sala de aula. Até quando aparentemente não temos esse objetivo. A aprendizagem constitui uma realização fantástica que nos lega a possibilidade de entender melhor o mundo onde vivemos e interferir no mesmo.

    ResponderExcluir
  16. Maressa e Viviane 7º B - Foi um filme interessante,gostamos muito. Apesar de ser mais fácil
    produzir um texto no papel, no computador tudo é mais fácil.

    ResponderExcluir
  17. Ana Clara e Laura
    7°ano B
    A Central do Brasil.

    O filme fala sobre uma mulher que escrevia cartas para pessoas que não sabiam escrever.Um dia a sua mãe morreu,e ela ajudou-o a encontrar seu pai e seus irmãos.
    Eles viajaram até um cidadezinha no interior do Nordeste e só encontrou seus irmãos.
    Nós gostamos da parte que a mulher resolveu ajudar o menino.

    ResponderExcluir
  18. ALUNO:GABRIEL BARBOSA DIAS - 7º B

    O filme conta a história de uma mulher que escreve cartas para pessoas analfabetas.Certo dia uma mulher e seu filho foram até Dora para escrever uma carta à seu ex-marido.Quando eles estavam saindo sua mãe foi atropelada e morreu na hora.O menino chamado Josué ficou dias morando na rua.Até que Dora decidiu levar ele pra casa dela.
    Dora decidiu ajudar o Josué a encontra seu pai e escreveu uma carta para Josué depois que ela foi embora e deixou-o com seus irmãos mais velho.

    ResponderExcluir
  19. flavio v queiroz 7º B na central do brasil perto de uma ferrovia de trem la avia uma senhora que escrevia cartas para os anaufabetos e cobrava de um a dois reais .um certo dia uma mulher e seu filho foram ate aquela senhora lhe para que ela escrevesse uma carta para seu marido pai de JOSOÉ quando eles terminaram e mãe estaria indo para casa mas seu filho JOSOÉ tinha um pião e deixou cair na rua ele voltou para pegar o seu piao enquanto sua mãe o esperava, mais um onibus que vinha em alta velocidade o pegou JOSOÉ muito desesperado não sabendo o que fazer com a morte de sua mãe passou varios dias na central sen ter o que comer e beber, mas aquela pobre senhora o ajudou levando-o para sua casa , mas como não sabendo o que fazer com o garoto ,o vedeu o garoto para adoção. entao o leva para uma viagem em busca de seu pai e seus irmãos mais não o encontra seu pai mais encontra seus irmaos que cuidam dele e ela vai embora.

    ResponderExcluir
  20. Danielly 7 B:O filme fala de uma escriba de cartas para as pessoas analfabetas que não tinhan como falar com seus familiares, só que tinha um problema, ela não enviava as cartas, então a mãe de Josué morreu atropelada pelo um ônibus, então a escriba foi obrigada a cuidar do menino, só que a mulher não tinha condições, porque ela vivia de escrever cartas, então ela foi até Bom Jesus e deixou o menino com seus irmãos, quando soube que o pai deles já tinha ido ao Rio de Janeiro procurar Josué.

    ResponderExcluir
  21. Eu assiti o filme e vi o quanto a carta é importante.
    A carta é algo que ja vem de muito tempo e com ela podemos nos comonicar com pessoas destantes de nos
    No filme conta o quanto a carta é emportante.
    E fala sobre a mãe de um menino que moreu então amulher vendedoura das cartas ajuda o menino a reecontrar com o seu pai e ele comsegue chegar atraves da carta.
    A carta é muito iportate no filme uma das clientes de Dora é Ana, que vem escrever uma carta com seu filho, Josué Vinícius de Oliveira.
    En canta varios coração de cada uma das personagens do filme.

    ResponderExcluir
  22. Joao Fernando 7º B
    A carta,foi muito importante no filme Central Do Brasil no
    Rio de Janeiro. E ate hoje a a carta e um meio comunicaçao como outros meios de se comunicar como:telrvisao,radio,computador e a carta principalmente etc...

    ResponderExcluir
  23. Fernanda,Joyce. 7º B

    Filme Central do Brasil

    O filme fala sobre uma mulher que escrevia cartas para os analfabetos. E em um certo dia uma mulher e seu filho foram até aquela senhora, para que ela escrevesse uma carta para seu marido, pai de Josué. Já que Josué tinha um grande desejo de encontrar o seu pai.
    Josué,Dora não encontraram seu pai só seus irmãos, e Dora deixou Josué com seu irmão. e voltou para São Paulo a sua vida de escritora.

    ResponderExcluir
  24. LETICIA, ALINE e THAINARA

    Central do Brasil
    A historia fala sobre uma escriba que escrevia cartas
    para pessoas que não sabiam escrever.A mãe do menino morreu e ela(Dora) ajudou ele(Jessé) a encontrar seu pai.

    ResponderExcluir
  25. PAMELA CRISTINA 7º B
    O filme falava sobre uma mulher chamada Dora,ela é uma escritora de cartas para analfabetos.Certa dia uma mulher e seu filho foram até Dora para escrever uma carta a seu pai.Quando eles estavam saindo sua mãe foi atropelada por um onibus e morreu.E o menino chamado Josué ficou pouco tempo na rua.E ele foi morar com a dora na casa dela.E a Dora viajou com ele para encontrar o pai dele,e chegou na casa não encontrou o seu pai e encontrou os seus irmãos lá

    ResponderExcluir
  26. O filme fala da carta que antigamente era so abase da carta ea senhora Dora ea mulher aposentada que escrave cartas perto da linha ea mãe Ana e o filho Josue quer mandar uma carta para seu pai que nunca ele viu e todo dia tarde eles vão lar mandar escrever eno terceiro dia
    a mãe de Josue,ela termina de pagar a carta e ela e Josue vai atravessar a rua eo seu pião cai no meio da rua e ele fala a mãe caiu meu pião e ele solta mão de sua mãe e pega o seu pião na hora que ele levanta o sinal abre e o hõnibus passa encima dela e o menino Josue chora e vai pegar a sua carta de sua mãe, e ele fala da aminha carta sai daqui menino da aminha carta e ela chama o guarda e ele vai chorando para enbaicho do metro ea senhora Ana fica com do e ela fala quer vir comigo ate minha casa nao sua velha porca voce não quer comer um salgado não..
    ai no quinto-dia ele vai para acsa dela e ela ajuda ele procurar o seu pai e ele não seu pai mas ele acha seus irmãos...Fim

    Matheus e Otavio..

    7 ano B.
    escola.edwards côrrea de souza..

    ResponderExcluir
  27. Lucas Gabriel e Felipe Claudino 7ano B Eu assisti o filme e vi o quanto a carta é importante, porque é um meio de nos comunicarmos com nossos familiares ou amigos que moram longá.
    A carta é algo que ja vem de muito tempo e com ela podemos nos comunicar com pessoas distantes de nós. O filme tem início de uma história sobre uma mulher que escrevia cartas para pessoas que não sabiam escrever e que queriam comunicar-se com os seus familiares,pois não tinham dinheiro suficiente para irem até lá conversarem pessoalmente.

    ResponderExcluir
  28. Mario Marcio

    Centra do Brasil é importante para mostra a importncia da carta ela pode trazer respostas tragica ou alegres e pode mudar a vida da pessoa pela carta pode trazer pessoas que esta longe ou que vocês brigou também começar um relacionamento O filme Central do Brasil mostra a impotancia da carta é isso que 0 filme quer dizer

    ResponderExcluir
  29. A CARTA PODE SER USADA COMO MEIOS DE COMUNICAÇÃO .O FILME CENTRAL DO BRAZIL MOSTRA QUE PODEMOS USAR PARA-SE COMUNICAR COM OS AMIGOS QUE MORAN LONGE COMO EXEMPLO.

    LUAN HENRIQUE E LUAN APARECIDO

    ResponderExcluir
  30. Esse filme é uma verdadeira historia de vida pois mostra a verdadeira central do Brasil, no caso de um garoto que perdeu sua mamãe se do,ele queria encontrar seu pai pois sua mãe avia-lhe fala do dele pois ela avia enviado uma carta para o seu pai, ele "viaja o mundo a fora"procurando ele pois tinha um objetivo.

    GABRIEL E THIAGO 7

    ResponderExcluir
  31. Caros alunos dos 7º Anos!
    Um dos objetivos do blog consiste em permitir a reflexão, ampliar a visão de mundo, oferecer às pessoas sua produção com um certo grau de liberdade de expressão. Além disso, proporcionar a aprendizagem.
    Nesse sentido, é que aproveito a oportunidade para dizer que sua participação foi muito importante, entretanto, devo esclarecer que acredito sem dúvidas que você não quer que sua produção seja publicada com algum tipo de erro. Por isso, é de grande importância executar uma criteriosa revisão do texto, observando a grafia, a acentuação, a concordância, a pontuação, a clareza das idéias, entre outros aspectos, que certamente sua professora enfatiza todos os dias na sala de aula.

    Um abraço carinhoso!

    ResponderExcluir
  32. A SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS é um grupo de alunos de uma escola muito rígida que por influencia de um ex-aluno que acaba virando o professor de literatura desses alunos passam a ter pensamento próprio e aviver a vida do jeito que querem,mas isso acaba causando uma loucura na escola que por muito tempo ,seguia suas regras corretamente.
    MARIANI DIAS 8 ANO 'A'

    ResponderExcluir